Alphasítio Residencial recebe selo de qualidade da AELO-SP

 O Selo de Regularidade e Aprovação da AELO garante aos consumidores que o loteamento é legal e será desenvolvido de acordo com o projeto

O Alphasítio Residencial, empreendimento lançado recentemente pela Alphasítio Incorporações, acaba de receber o Selo de Regularidade e Aprovação (SRA) da AELO (Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano do Estado de São Paulo), por respeitar as exigências legais e assumir o compromisso de atender às Normas-Padrão estabelecidas no projeto.

O objetivo da Alphasítio Incorporações é oferecer uma garantia extra aos consumidores. “O Alphasítio Residencial vem sendo desenvolvido dentro do mais rigoroso controle de qualidade e este selo vem comprovar este compromisso”, explica Olavo Sampaio Neto, diretor da Alphasítio Incorporações.

O Selo de Regularidade e Aprovação foi criado pela AELO, com o apoio do SECOVI – SP (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Comerciais e Residenciais de São Paulo), do PROCON – SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor), da ANOREG (Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo), do GRAPROHAB (Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais), da APM (Associação Paulista de Municípios), do CRECI – SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), e do Governo do Estado de São Paulo – Secretaria da Habitação, em julho de 2002, com a intenção de diferenciar as empresas loteadoras e seus empreendimentos, esclarecendo para os consumidores quais são regularizados e aprovados pelos órgãos competentes. “Além de deixar claro que se trata de um loteamento de qualidade, o selo proporciona ao consumidor a garantia de que o lote é legal”, analisa Roland Philipp Malimpensa, presidente da AELO – SP.

As empresas recebem primeiramente o selo provisório e, após a conclusão da obra, o certificado definitivo. “O SRA é entregue provisoriamente aos empreendimentos que tiverem a aprovação de todos os órgãos competentes e se dispõem a cumprir o projeto como foi lançado. Após a finalização das obras, a AELO verifica se isto foi cumprido e concede o certificado definitivo”, conta Caio Carmona Cesar Portugal, diretor de Relações Institucionais da AELO e idealizador do Selo de Regularidade e Aprovação.

Combate à irregularidade

No Estado de São Paulo, segundo a AELO, cerca de 20% dos loteamentos são ilegais, o que representa uma concorrência desleal. “As áreas com maior incidência são a região de Guarapiranga, a Serra da Cantareira e a região leste da cidade de São Paulo”, conta o presidente da AELO.

Com o selo, a AELO pretende combater a irregularidade no setor de empresas loteadoras e de desenvolvimento urbano, vistoriando os empreendimentos, identificando problemas e alertando os consumidores. Além disso, a associação criou um disque-denúncia (11 289-1788), que recebe em média 30 notificações por mês. Todas são apuradas e após a constatação da irregularidade, encaminhadas ao Ministério Público. “Pelo menos, 5 reclamações por mês são procedentes e levadas ao órgão competente”, confirma Malimpensa.

 

 Voltar